Quem sou eu

Igrapiúna, Bahia, Brazil
Amiraci Souza de Arcanjo Canela sou diretora da Escola Maria Lima Moreira situada na cidade de Igrapiúna-BA.

19 de setembro de 2010

Estrutura organizacional da escola

A Escola Municipal Maria Lima Moreira, recebeu esse nome em homenagem a uma matriarca desse município a qual deixou muitas recordações, ela trabalhou no primeiro correio de Igrapiúna que era centralizado no seu próprio lar e contribuiu no crescimento desta cidade. A atual gestão esta buscando parceria com toda comunidade atual para juntas buscar resolver os problema da mesma. No meu ponto de vista esta gestão esforça-se para ser transparente, ouvindo e reconstruído novas concepções e procurando sempre exercer autodomínio. O inicio desta gestão, deu-se em janeiro de 2009 que está até os dias atuais.
Atualmente a escola é composta por 14 funcionários, sendo 3 merendeiras, 3 de apoio, 1 professora substituta no turno vespertino, 2 professores com magistério, 1 licenciado em letras, 1 com pedagogia e licenciatura em gestão escolar,1 coordenadora pedagógica que atende outras escolas da sede e algumas da zona rural e uma gestora com pedagogia e licenciatura em gestão escolar. Todas unidas em busca de uma educação de qualidade.

5 de setembro de 2010

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

 A Escola Municipal Maria Lima Moreira, fica situada na Rua do Bomfim, bairro centro s/n. A direita fica o centro de cultura Anedina de Almeida Dócio, atrás um pequeno condomínio de propriedade privada, a esquerda uma quadra de esporte e na frente a BR – 001. A Escola fica próximo ao Hospital geral da cidade Luis Eduardo Magalhães, a praça da feira livre e a praça central onde ficam os pontos comerciais em destaque.  Ela foi fundada em 23/02/2000, na época o Presidente da Republica era Fernando Henrique Cardoso, o Governador Cesar Borges e o prefeito da cidade era José Edmundo Seixas Dócio. Esta foi a quarta escola do ensino fundamental 1 a ser construída na sede, tendo como a primeira diretora Maria Sueli de Jesus. As primeiras professoras que passaram por ela foram: Josenice de Oliveira, Rita Aparecida, Fernanda Lemos e Regina de Jesus que faleceu no ano de 2008 deixando grande marca nesta instituição, por ser uma professora exemplar.


Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar
Escola Municipal Maria Lima Moreira
Endereço
Rua do Bomfim, bairro centro s/n.
Telefones
(73) 3225-1053
E-mail

Home-page

Cadastro no MEC/Inep
29412331
Autorização de funcionamento
23/02/2000
Classificação IDEB
3.1
Modalidades de ensino
Fundamental 1
Quantitativo de alunos
285

 

ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

A Escola Maria Lima Moreira pussui 4 salas de aulas, 2 banheiros sendo 1 masculino e o outro femenino, 1 diretoria, 1 deposito, 1 cozinha e uma area de recreação no centro da escola.

PERFIL DOS ESTUDANTES

 Os alunos da escola Maria lima Moreira, são de classe baixa e a maioria moram no bairro chamado Pascásio Lima onde alguns são mal visto por conta da má conduta que possuem, eles mesmos fazem com que as pessoas os descriminem. Isso não quer dizer que são todos, existem alunos do mesmo bairro que possuem uma postura normal perante a sociedade igrapiunense. Temos também alunos da zona litorânea e rural inserido no mesmo contexto social. A maioria desses alunos tanto da zona urbana como da zona rural e litorânea passam por dificuldade financeiras e problemas familiares morando com avós, tios, só com o pai ou com a mãe. Em relação aos costumes e tradições a escola, busca sempre preservar e valorizar. Alguns são de famílias protestantes, mais a maioria prevalece no catolicismo praticante e não praticante.